Vereador quer criar 'faltômetro' nas unidades de saúde em Maringá
Vereador autor do projeto, Willian Gentil | Foto: CMM

Consultas especializadas

Vereador quer criar 'faltômetro' nas unidades de saúde em Maringá

Política por Luciana Peña em 05/05/2020 - 09:12

O objetivo é registrar o volume de faltas às consultas e exames especializados. Historicamente,  em 20% das consultas agendadas os pacientes faltam.


 

O faltômetro seria uma espécie de medidor. Para saber quantos pacientes estão faltando às consultas especializadas ou exames agendados em determinada unidade de saúde.

O efeito seria mais educativo. Uma espécie de puxão de orelha no usuário do SUS que falta às consultas sem avisar. 

Quando o paciente avisa, o sistema consegue passar a consulta ou exame adiante para o próximo da fila. Quando não avisa, há perdas para todos os lados. O  paciente que poderia ser atendido fica mais tempo na fila. 

O município, segundo o vereador autor do projeto, Willian Gentil, paga para o profissional que ficou à disposição para atender o paciente que não apareceu. [ouça no áudio acima]

A ideia é que o faltômetro fique em exposição nas unidades de saúde em locais de grande circulação. O projeto está na pauta de votação desta terça-feira na Câmara Municipal de Maringá.

O vereador não informou no projeto qual o percentual de faltas às consultas hoje em dia e se a situação é ainda um problema no sistema de saúde. A assessoria de imprensa da prefeitura disse que o Executivo não comenta projetos do Legislativo e que neste momento de pandemia houve uma redução nas consultas e exames eletivos sem urgência, portanto, um número estimado não seria real.

Atualizado às 13h40 - O projeto foi aprovado com 12 votos. 

 


Ao sair de casa, USE máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade