Viadutos, agora vai?
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Viadutos, agora vai?

O Assunto é Política por Diniz Neto em 26/08/2019 - 10:02

26 de agosto, segunda-feira.

Ontem, 25 de agosto, foi o Dia do Soldado.
A data é comemorada no dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que se tornou o patrono do Exército Brasileiro.


Assuntos na coluna de hoje: 
- DUPLICAÇÃO DOS VIADUTOS DO CONTORNO NORTE
- PREFEITO DE UNIFLOR HOSPITALIZADO, EM MARINGÁ
- ELEIÇÃO NA FIEP – PERÍCIA
- TRÂNSITO VIOLENTO
- CONSELHEIROS TUTELARES
- QUEM VAI VOTAR EM QUEM?
- AMAZÔNIA, BRASIL

DUPLICAÇÃO DOS VIADUTOS DO CONTORNO NORTE
Há alguns dias repassamos a informação do secretário de Obras de Maringá, engenheiro Albari Alves de Medeiros, de que os projetos da duplicação dos viadutos do contorno norte estavam sendo concluídos.

Agora é notícia vem de Brasília. O deputado federal Ricardo Barros informa que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deve se manifestar sobre os projetos até a próxima sexta-feira, 30 de agosto. A expectativa é de que os projetos sejam aprovados e seja então liberada a nova licitação.

Metade dos recursos para a obra está na conta da Prefeitura desde 2016, ano em que foi feita licitação e o contrato para a realização das obras. Mas o contrato foi cancelado no começo de 2017.

PREFEITO DE UNIFLOR HOSPITALIZADO, EM MARINGÁ
O prefeito de Uniflor, Alan Petenazzi, sofreu um infarto na sexta-feira. Ele está internado em um hospital de Maringá, na UTI.

Já passou por um procedimento, está em observação e poderá ainda passar por outra intervenção, o que está sendo avaliado pela equipe médica.

Alan tem 41 anos e foi eleito, em 2016, pelo PSB, com quase 48% dos votos.

Uniflor está a 56 quilômetros de Maringá, ao lado de Nova Esperança, Atalaia, Flórida e Lobato.

ELEIÇÃO NA FIEP – PERÍCIA
A chapa de oposição para a diretoria da Fiep, “Sindicato Forte, Fiep Maior”, liderada por Eugênio Gizzi, apresentou pedido de revisão do resultado da eleição, realizada no dia 15 de agosto, com vitória da chapa “Foco na indústria Fiep para os sindicatos”, liderada por Carlos Walter, por 49 votos a 47. Durante a etapa de recontagem dos votos, quatro deles apresentavam sinais evidentes de irregularidade, segundo membros da chapa “Sindicato Forte, Fiep Maior”. O recurso solicita a realização de perícia grafotécnica nos referidos votos. A medida está prevista no Regulamento Eleitoral da Federação.

O resultado desta solicitação deve ser apresentado nessa segunda-feira. Vamos acompanhar.

Em 75 anos de FIEP, a eleição deste ano foi a mais disputada. A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) representa um setor que é responsável por 20% dos empregos formais do Paraná e 50% das suas exportações.

TRÂNSITO VIOLENTO
Sempre falamos aqui na CBN sobre o trânsito. Esta é uma das áreas, como a limpeza da cidade e o combate à dengue em que a participação de todos é fundamental para um resultado positivo.

Nas últimas semanas tem sido muitos os acidentes com vítimas e muitas mortes. 
Sempre repetimos: o trânsito não é para os veículos, é para as pessoas. É para as pessoas se deslocarem, a pé, de bicicleta, de moto, de automóvel, além dos utilitários que trafegam para transportes mercadorias para abastecimento e serviços para a população.

Faixas de segurança precisam ser respeitadas. Velocidade das vias. Atenção em todas as situações, inclusive para os pedestres, para quem anda de bicicleta e moto.

As pessoas costumam dizer que se você quer conhecer uma pessoa, basta dar poder a ela. Gosto de dizer que outra forma é dar a direção a alguém, ou observar seu comportamento no trânsito.

CONSELHEIROS TUTELARES
A campanha para eleição dos conselheiros tutelares está acontecendo, em grande parte na internet.

São 41 candidatos oficialmente qualificados, para 10 vagas.

Cinco dos candidatos são ocupantes de cargos em comissão (CCs). Nove são ligados a políticos, entre outras curiosidades e particularidades. Ou seja, 34% dos candidatos estão nessa situação.

Muito importante que os eleitores maringaenses conheçam os candidatos, verifiquem seus currículos e reais condições e intenções de trabalho.

QUEM VAI VOTAR EM QUEM? 
Um fato interessante, nas redes sociais. Candidatos CCs recebem curtidas de pessoas em comum, em bloco. Fica difícil saber em quem os seguidores de fato vão votar.

Problemas 4.0... a transparência a serviço da dúvida.

 

AMAZÔNIA, BRASIL
A preservação da Amazônia virou uma histeria internacional.
Depois das acusações de alguns países e muitas ameaças, o discurso mudou e agora se anunciam recursos e parcerias para preservação da floresta e suas reservas.

Tenho lido muito sobre o tema. Um fato chama a atenção: as queimadas são recorrentes, há anos, há décadas. É algo ligado até mesmo ao calor e às condições da vegetação nas proximidades das florestas.

Um morador de uma das regiões mais atingidas, historicamente, descreveu que todos os anos, há muito tempo, ocorrem queimadas, muitas vezes iniciando até mesmo pelo calor intenso e a vegetação seca. Ao comentar, ele escreveu o seguinte: Eu sabia que todos os anos, há muitos anos, as queimadas aconteciam aqui na região. O que eu não sabia é que o culpado era o Bolsonaro.

O fato positivo sobre o assunto, que é claro que é preocupante para o Brasil – porque nenhum brasileiro consciente quer a devastação da Amazônia – é que o tom do enfrentamento do problema em temos internacionais saiu do confronto para o bom senso. Isso é muito positivo e, no final, ganhamos nós aqui e o planeta.

Uma coisa parece certa: O mundo precisa do Brasil e isso não é ufanismo. É realidade. Temos reservas naturais gigantescas e terras férteis. Mais do que ser o país do futuro, somos o país do presente, apesar de ainda não termos a exata dimensão do que isto representa, com a clareza e o patriotismo que precisamos ter. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade