Vírus chegou de avião e agora se arrasta pelo chão
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Vírus chegou de avião e agora se arrasta pelo chão

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 21/07/2020 - 09:30

Fica cada vez mais evidente o caminho que o novo coronavírus tomou. A chegada da doença no país, a propagação pelos estados e municípios acompanha quase sempre a mesma lógica. Os primeiros infectados tem uma renda mais elevada e se contaminam em eventos. A doença chegou ao Brasil de avião. Agora, ela se propaga no cotidiano das periferias urbanas e atinge em cheio a população mais carente. Aquelas onde o isolamento social é uma impossibilidade e se for feito, é fatal. Não há como se sustentar sem trabalhar no que der e for possível. 

O título deste texto pode parecer agressivo. Mas a doença também é em sua lógica de propagação. Ela denuncia as fraquezas e atinge o ponto vulnerável da história social, econômica, política e cultural do país. A doença se enfia pelas entranhas da circulação humana e toma de assalto os locais onde há uma fragilidade de defesa. Como no corpo, a resistência, os anticorpos, são mais vulneráveis onde a saúde já é debilitada.

Atingimos os 60 mil mortos e multiplicamos por dois em menos de um mês. A lógica é simples, onde é mais possível infectar o ser humano que propaga o mal pela própria convivência. Grande parte dos trabalhadores brasileiros são de baixa renda, desqualificados, expostos às condições de falta de saneamento e atendimento médico. O transporte coletivo é em muitos casos a única forma de deslocamento e expõe pessoas em um ambiente de contágio inevitável. Já no trabalho por levar a vida pelo fio da navalha, o home-office é um luxo.

Há dois países sendo anunciado nas medidas da pandemia. O Brasil viável dos protegidos e sustentados por uma estrutura em áreas de instrução onde a contaminação pode ser controlado. Nestes ambientes o nível de contágio é controlado e se ocorre é por abuso. Como a morte dos de melhor renda em acidentes de trânsito pelo excesso de alcoolismo ou velocidade. Os casos isolados de desrespeito às normas é uma prática pelo abuso marcado de excessos dos de melhor renda.

Existe um país onde a contaminação sobrecarrega a saúde pública porque a prevenção é medida cautelar de custo econômico alto para um grande parte da população. O contaminados das classes populares são os que se expõe pela impossibilidade dos cuidados e por desvalorizar a própria existência cotidianamente rodeada de riscos. 

Quando olhamos o momento impensado e novo que a Covid-19 nos trouxe e declaramos ser algo único. Na prática é a novidade desfilando no velho ambiente e penetrando nas rachaduras de uma sociedade que não pode mais colocar para baixo do tapete as suas próprias sujeiras.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade