Voto é poder para a igualdade da mulher
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Voto é poder para a igualdade da mulher

O Assunto é Política por Diniz Neto em 21/08/2018 - 10:51

TEMPO 21 de agosto, terça-feira. Faltam 47 dias para o primeiro turno das eleições 2018, no domingo, 7 de outubro. A propaganda de rádio e TV terá início no dia 31 de agosto e prosseguirá até 4 de outubro. No segundo turno, de acordo com o calendário eleitoral, começa no dia 12 e prossegue até 26 de outubro. A eleição no segundo turno está marcada para o domingo, dia 28 de outubro.

 

MINISTRAS DO STF CONCLAMAM MULHERES A BUSCAR IGUALDADE PELO VOTO

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e a ministra Rosa Weber, também do Supremo e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fizeram apelo nesta segunda-feira, dia 20, para que as mulheres exerçam seu direito a voto com consciência, de modo a aumentar a participação feminina na política.

As duas participaram do seminário “Elas por Elas”, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre a temática da mulher no poder estatal e na sociedade.

Durante o evento foi comemorado o fato inédito de mulheres ocuparem nesta semana, simultaneamente, os cargos máximos de cinco órgãos de Justiça brasileiros. Participaram do do evento a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia; a presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Rosa Weber; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça.

Durante o encontro, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, disse que as mulheres são sub-representadas na política. Segundo a ministra, embora as mulheres representem 52% do eleitorado, o número de candidaturas femininas nas eleições de outubro ficou próximo do mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral.

“Há uma verdadeira sub-representação feminina na política brasileira, sem falar nas candidaturas laranjas, fantasmas ou fictícias, de mulheres que não tiveram um voto sequer, nem o delas mesmas”, afirmou a ministra.

A presidente do Supremo, Cármen Lúcia, afirmou ser excepcional o fato de tantas mulheres ocuparem posições de poder no campo da Justiça, e que isso somente intensifica os preconceitos, não os diminui. Ela defendeu que as mulheres tomem consciência de sua condição feminina para avançar na libertação de outras que ainda não têm a liberdade de falar, pensar e se posicionar no mundo.

“Para não termos mais o quadro que a ministra Rosa Weber acaba de traçar aqui, em termos de representação, é preciso que a mulher esteja presente para se fazer representar”, afirmou Cármen Lúcia, também conclamando as eleitoras a fazerem diferença pelo voto na busca pela igualdade.

 

BRASIL TEM 28 CANDIDATAS AO GOVERNO, EM 18 ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL

28 mulheres serão candidatas ao governo em 18 estados e no Distrito Federal. Em oito estados somente homens são candidatos a governador: Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Rondônia.

As candidatas são:

Acre – Janaína Furtado (Rede) – 18

Bahia – Célia Sacramento (Rede) – 18

DF – Eliana Pedrosa (Pros) – 90 e Fátima Sousa (PSOL) – 50

Espírito Santo – Jackeline Oliveira Rocha (PT) – 13 e Rose de Freitas (Podemos) – 19

Goiás – Alda Lúcia Souza (PCO) – 29 e Kátia Maria (PT) – 13

Maranhão – Roseana Sarney (MDB) – 15

Mato Grosso do Sul – Simone Tebet (MDB) – 15

Minas Gerais – Dirlene Marques (PSOL) – 50

Paraíba – Rama Dantas (PSTU) – 16

Paraná – Cida Borghetti (Progressista) – 11 e Priscila Ebara (PCO) – 29

Pernambuco – Ana Patrícia Alves (PCO) – 29; Dani Portela (PSOL) – 50 e Simone Fontana (PSTU) – 16

Piauí – Lourdes Melo (PCO) – 29; Luciane Santos (PSTU) – 16 e Sueli Rodrigues (PSOL) - 50

Rio de Janeiro – Dayse Oliveira (PSTU) – 16 e Márcia Tiburi (PT) – 13

Rio Grande do Norte – Fátima Bezerra (PT) – 13

Roraíma – Suely Campos (PP) – 11

Santa Catarina – Ingrid Assis (PSTU) – 16

São Paulo – Professora Lisete (PSOL) – 50

Sergipe – Gilvani Santos (PSTU) – 16

Tocantins – Bernadete Aparecida (PSOL) – 50

Estados com três candidatas ao governo: Pernambuco e Piauí.

Estados com duas candidatas: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro.

 

O PARANÁ TEM 434 CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL REGISTRADOS

Os partidos e coligações registraram 434 candidatos a deputado federal, no Paraná.

Destes, cerca de 130 são mulheres, totalizando os 30% exigidos pela legislação. São mais de 14 candidatos para cada uma das 30 vagas da bancada paranaense.

 

NO PARANÁ SÃO 742 CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL REGISTRADOS

Os partidos e coligações registraram 742 candidatos a deputado estadual, no Paraná, são aproximadamente 220 mulheres concorrendo a uma das 54 vagas na Assembleia Legislativa do Estado. São quase 14 candidatos por vaga.

 

MULHERES CANDIDATAS PELA REGIÃO DE MARINGÁ

Em Maringá, a única candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados é Michel Duran, do PV. Na região há outras candidatas. Podem encaminhar para a CBN os nomes – e-mail oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br.

Candidatas a uma vaga na Assembleia Legislativa temos Maria Victória, que hoje é eleitora em Curitiba, mas nasceu em Maringá e foi eleita pela cidade na sua primeira eleição, em 2014. Margot Jung, pelo PT. Em Paiçandu, a advogada Eliane Fuzari é candidata pelo PSD. Com certeza há outras candidatas na região. Podem mandar as informações para a CBN.

 

PRESENÇA DAS MULHERES DO PARANÁ NA BANCADA FEDERAL E NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Em Brasília, o Paraná tem uma senadora, Gleisi Hoffmann, do PT, que está encerrando o seu mandato e será candidata a deputada federal. Na bancada paranaense na Câmara dos Deputados, composta de 30 parlamentares, são apenas duas mulheres: Christiane Yared (PR) e Leandre Dal Ponte (PV), as duas candidatas à reeleição. Uma representação de apenas 6,6%.

Na Assembleia Legislativa são três deputadas estaduais: Cantora Maria Lima (PSC), Cláudia Pereira (PSC) e Maria Victória (PP). Apenas 5,5% das cadeiras são ocupadas por mulheres.

 

UMA MULHER NA CÂMARA DE MARINGÁ

E hoje, na sessão da Câmara, assumirá uma cadeira a professora Vilma, do PT. Ela substituirá o vereador Mario Verri, que se licencia para se dedicar totalmente à sua campanha a deputado estadual.

Para se ter uma ideia de como temos poucas mulheres eleitas no Paraná, a partir de agora a representação feminina na Câmara de Maringá passa ter o mesmo percentual da bancada federal, ou seja, 6,6%.

 

NÚMERO DE CANDIDATOS REGISTRADOS NO BRASIL PARA AS ELEIÇÕES 2018

Presidente e vice: 13 (26 nomes)

Governado e vice: 199 (398 nomes)

Senador: 348 candidatos (mais 348 primeiros suplentes e 347 segundos suplentes)

Deputado federal 8.142

Deputados estaduais e distritais: 18.027

Sendo assim, temos no Brasil, 27.636 candidatos registrados para as eleições 2018.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade