Marca do único relógio mecânico feito no Brasil é de Maringá
Foto: Divulgação

Exclusividade

Marca do único relógio mecânico feito no Brasil é de Maringá

Reportagens Especiais por Brenda Caramaschi em 14/04/2023 - 15:36

Uma dupla de maringaenses colocou o Brasil no mapa dos relógios de movimento mecânico, produto mais comumente fabricado na Suíça. Lançada no ano passado, a marca já desenvolveu dois modelos, lançados em série e com edição limitada.

O relógio mecânico é um item procurado por colecionadores do mundo todo, e se difere de relógios comuns por seu funcionamento, que independe completamente de baterias ou eletricidade, sendo composto basicamente por engrenagens, molas e rolamentos. Engenharia mecânica e arte se misturam e fazem brilhar os olhos de quem busca por exclusividade.

Os sócios Rafael Tribulato Guimarães e Antônio Almir dos Santos, aficionados por relógios, tiveram a ideia de resgatar o estilo vintage das peças que marcaram época nos anos 1950. Os maringaenses criaram a marca Statera e lançaram o modelo Calculus, com 100 unidades numeradas custando R$ 7,2 mil cada - 80 já foram vendidas.
Rafael Guimarães diz que não é possível afirmar que sejam os primeiros a investir na produção de relógios mecânicos no País, mas atualmente, não há concorrentes feitos em terras brasileiras para o produto, que tem alguns diferenciais.
[ouça o áudio acima]

Até os anos 1980 os relógios mecânicos estiveram em evidência até a tecnologia do quartzo surgir. O quartzo é um movimento de relógio no qual uma bateria fornece energia a um circuito integrado. Esse circuito provoca vibrações no cristal de quartzo que, por sua vez, move as engrenagens e os ponteiros. A novidade revolucionou o mercado, relembra Rafael.
[ouça o áudio acima]

Para o primeiro modelo, o Calculus, os maringaenses contaram com o auxílio de Armand Billard, proprietário de outra marca independente, a francesa Sartory Billard. O movimento mecânico automático foi encomendado para uma pequena fabricante suíça. Todo o design das peças é feito pelo time da Statera, e a fabricação vem da Europa. Já a montagem e os ajustes finais são feitos no ateliê, em Maringá.

[ouça o áudio acima]

Há poucos dias eles lançaram o modelo Emerald, limitado a 30 unidades e custando R$ 6,4 mil. Aquilo que começou como um hobby, tem se tornado, aos poucos, um negócio e, para os sócios, chegou a hora de otimizar a produção em pequena escala dos relógios mecânicos da marca, que seguem sendo vendidos e fabricados apenas por encomenda para vários países.
[ouça o áudio acima]

A meta inicial da Statera é vender 200 relógios dos dois modelos já lançados (Calculus e Emerald) e também de um próximo modelo, chamado Marine, que tem o mesmo design do Calculus, mas com mostrador branco e ponteiros em azul, para depois lançar um relógio mecânico que terá a caixa e o mostrador fabricados nos Brasil, deixando a marca cada vez mais independente da mão-de-obra europeia.

[ouça o áudio acima]

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade