Morador de Maringá recupera ônibus raro comprado nos EUA e se prepara para voltar à cidade com veículo
‘Karnegão’ e o ônibus raro modelo GMC PD-4501 Scenicruiser, fabricado pela General Motors. Foto: Arquivo pessoal.

Jornada

Morador de Maringá recupera ônibus raro comprado nos EUA e se prepara para voltar à cidade com veículo

Reportagens Especiais por Portal GMC Online em 30/03/2024 - 19:15

Depois de anos de histórias permeadas por muitos ‘perrengues’, Wanderlei Saldanha, o ‘Karnegão’, de 54 anos, de Maringá, finalmente começou a dar início a um grande sonho: rodar quilômetros e quilômetros em um ônibus considerado uma raridade: um GMC PD-4501 Scenicruiser, fabricado pela General Motors (GM), de dois níveis, feito entre 1954 e 1956. Somente 1001 unidades foram fabricadas. O veículo se tornou um ícone americano e sonho de consumo de muita gente. Acredita-se que apenas um pouco mais 10 unidades ainda estão em circulação.

Recentemente, O Podcast CBN Maringá  relatou a saga de Karnegão para tentar começar a rodar com o ônibus. Quando era criança, ‘Karnegão’ ganhou uma miniatura de um ônibus e ficou apaixonado pelo presente, que guarda até hoje. Já adulto descobriu que o ônibus realmente existia. “Um amigo meu foi para os Estados Unidos e viu o tipo do ônibus que eu tinha guardado. Ele me mandou uma mensagem e falou, sabe seu ônibus? Ele existe, olha aqui, eu vi a foto, e era realmente igualzinho”, contou.

A saga para conseguir comprar o ônibus

Depois de saber que o ônibus existia, Karnegão começou a procurar um para comprar, e encontrou em Spences Bridge, uma pequena comunidade no Canadá. O lugar fica a cerca de 300 km de Vancouver. Em 2009, ele começou a adquirir o veículo pela internet e dois anos depois foi ao Canadá para finalizar a compra. O veículo custou 11 mil dólares. Porém, ao chegar ao local, ele percebeu que o ônibus precisaria de muitos reparos, então decidiu deixar o veículo por lá e retornou ao Brasil.

Em 2019, Karnegão voltou ao Canadá para buscar o veículo, mas de novo enfrentou problemas. Peças do veículo haviam sido retiradas, o reparo ficou ainda mais caro e tempo do visto não permitiu que ele trouxesse o ônibus.

Em abril de 2023, na terceira tentativa, o plano era ainda mais ousado. Karnegão saiu com a esposa, Valéria Saldanha, rumo à América do Norte, de Kombi. Eles dirigiram até a Colômbia e depois foram de navio até a Flórida. Lá a ideia era vender a Kombi, e com o dinheiro seguir até o Canadá, fazer os reparos necessários no ônibus e trazê-lo. Contudo, a venda da Kombi não se concretizou até hoje, mas o casal foi à Spences Bridge assim mesmo. “Viemos para cá com a cara e a coragem, eu sou aposentado no Brasil, mas aqui nosso dinheiro não vale muito, sem a venda da Kombi tudo se complicou, fica difícil arrumar o ônibus e levar para o Brasil, mas não vamos desistir”, contou.

 

Wanderlei Saldanha, conhecido como Carnegão com sua Kombi nos Estados Unidos. Foto: Arquivo pessoal.
Wanderlei Saldanha, conhecido como Carnegão com sua Kombi nos Estados Unidos. Foto: Arquivo pessoal.

Na primeira história contada, o GMC relatou que o drama do maringaense havia aumentado, pois o visto canadense do casal está vencendo e ele não queria deixar o ônibus mais no Canadá. “Está ficando perigoso ônibus ficar aqui, meu medo é que ele seja depenado e não sobre mais nada do veículo, se conseguirmos arrumá-lo e colocar para rodar, vamos levar até Los Angeles, na Califórnia e deixar para por um tempo, lá, é mais seguro. Aí depois voltamos e levamos o ônibus para o Brasil, será um sonho realizado”, disse na época.

A rifa

Para ajudar nos custos da manutenção e trazer o ônibus ao Brasil, Karnegão resolveu rifar uma buzina importada pelo Instagram. Foram mil números de R$ 20 reais. Leia abaixo o relato de Karnegão ao GMC Online:

“Esse ônibus, eu comprei ele em 2009, e de 2009 já quatro vezes que eu fui ao Canadá, tentando arrumar ele, e aí quando foi em 2019 eu vim, não consegui mexer nele e agora eu retornei com a minha esposa em setembro de 2023. Roubaram algumas peças, estava em um estado ruim, e aí veio a rifa. O que aconteceu foi porque eu levei a minha kombi para vender ela, que o dinheiro eu ia reverter para trazer o ônibus, e eu não consegui vender a kombi, que inclusive até hoje está para vender. Muita gente está me ajudando e acredito que logo vai vender. Então eu fiz uma rifa para tirar o ônibus de onde ele estava para trazer aqui para a Califórinia, porque o meu amigo que estava cuidando do ônibus hoje virou amigo, mas era o dono do ônibus, é um imigrante italiano. Eu comprei esse ônibus dele, ele ficou amigo meu e fez um compromisso de guardar o ônibus. Hoje ele está com câncer terminal e a situação dele é delicada, tem 83 anos de idade. Mas eu comprei esse ônibus em 2009, mandei dinheiro depois em 2010 que eu consegui meu visto pra ir no Canadá ir ver ele ele está com câncer terminal e os filhos já estavam vendendo o terreno onde o ônibus ficava, entao eu não tinha outra opção, eu tinha que tirar ele do lugar, então a rifa foi só para mim trazer para Los Angeles, só que nem nós achávamos que ia dar essa repercussão toda”.“Só que R$ 20 mil dá 4 mil dólares, então aqui (EUA), não é nada né, nem deu para chegar aqui na Califórnia. Meu menino está fazendo uma ação e aí o pessoal está ajudando de novo porque eu realmente arrebentei todos os meus recursos. O que era maior era a venda da kombi que eu contava né, mas graças a Deus deu uma repercussão positiva muito grande, o povo é muito solidário, independente da nação, então eu fui ajudado por gente que eu nem esperava e de tantos países”, contou ao GMC Online.

Então, com a mobilização de pessoas de diversos países, ‘Karnegão’ conseguiu retirar o ônibus do terreno do amigo, fazer os reparos necessários, e desde então já rodou mais de 2 mil km com o veículo. “O ônibus hoje está aqui na California, está guardado no deserto da California”, disse.

Futuro

Karnegão agora está em Maringá para regularizar seus documentos e o sonho é voltar à California, pegar o ônibus e voltar com o veículo para o Brasil. “Aqui não tem graça ficar com ele não, eu quero ele no meu país, então a gente (ele e a esposa) só vai regularizar os documentos. Acredito aí que vai levar uns dois meses, aí vem a segunda etapa de cruzaras américas com ele, esse que é o projeto”, revelou.

Em suas páginas no TikTok e no Instagram, Karnegão relata os detalhes da história.

 

GMC PD-4501 Scenicruiser, fabricado pela General Motors (GM), que Karnegão comprou. Foto: Arquivo pessoal
GMC PD-4501 Scenicruiser, fabricado pela General Motors (GM), que Karnegão comprou. Foto: Arquivo pessoal
Karnegão e a esposa Valéria no Canadá. Foto: Arquivo pessoal.
Karnegão e a esposa Valéria no Canadá. Foto: Arquivo pessoal.

Por Ivy Valsecchi e Ricardo Freitas 

Acesse GMC Online 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade