MP arquiva inquérito civil sobre fato que deu origem à CPI da Saúde em Maringá
Foto: Divulgação/MP-PR

Decisão

MP arquiva inquérito civil sobre fato que deu origem à CPI da Saúde em Maringá

Política por Luciana Peña em 26/03/2021 - 08:39

A decisão é do promotor de Justiça Pedro Ivo Andrade. O inquérito foi aberto no ano passado após uma denúncia apresentada pelo então vereador Willian Gentil.

Na época, o vereador pediu que a promotoria investigasse a afirmação do secretário de Saúde Jair Biatto durante sessão na Câmara, de que a Prefeitura de Maringá adquire produtos na área da saúde por valores três vezes acima do praticado pela iniciativa privada.

A declaração do agora ex-secretário também deu origem à CPI da Saúde, aberta pelos vereadores.

O relatório da CPI foi entregue ao Ministério Público. Na página 84 do relatório, os vereadores afirmam que em duas compras houve sobrepreço: na aquisição do medicamento Metilfenidato cloridrato 10 mg comprimido, por valor 58,33% acima do praticado pelo mercado; e na compra do Mometasona Furoato 0,05% suspensão nasal spray frasco com 120 doses, pagando 20% acima do valor de mercado.

Segundo o Ministério Público, a Gerência de Compras da Prefeitura de Maringá informou que a conclusão da CPI estava equivocada, apresentou documentação aos vereadores e pediu retificação dos dados que já tinham sido divulgados pela imprensa.

Segundo a Gerência, o medicamento Mometasona 0,5% Spray nasal nem chegou a ser comprado. Em relação ao outro medicamento, havia na época da licitação uma patente em vigor e portanto não existia concorrência para o produto. Os órgãos públicos pagavam o valor cobrado. Quando a CPI fez a apuração e comparação de preços, a patente já havia sido derrubada e havia um produto genérico no mercado.

O Ministério Público concluiu que a “fala do ex-Secretário de Saúde de Maringá na Câmara Municipal, (...), se tratou apenas de uma afirmação infeliz e feita num tom de ‘desabafo’, vez que proferida no início da pandemia da covid-19, momento em que, aproveitando-se do pânico instalado na população e da grande procura por alguns produtos na área da saúde (...), alguns fornecedores, de modo bastante reprovável, elevaram o preço de seus produtos visando a obtenção de maior lucro, situação que, naturalmente, atingiu os órgãos públicos”.

O MP informou ainda que o Gepatria tem um plano estadual para 2021, com orientações sobre a aquisição de medicamentos pelos municípios do Paraná.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade