Comércio de Maringá retoma às atividades a partir de segunda-feira (20)
Foto: Arquivo CBN Maringá

Novo decreto

Comércio de Maringá retoma às atividades a partir de segunda-feira (20)

Economia por Luciana Peña em 17/04/2020 - 11:44

Ainda não poderão reabrir academias de ginástica, teatros, cinemas e shoppings. Prefeitura ainda estuda a liberação de salões de beleza. Feiras livres devem ser liberadas, com barracas lado a lado em forma de círculo. O novo decreto deve ser publicado até o meio dia desse sábado (18). 


 Ouça a reportagem completa:

O primeiro decreto de isolamento social publicado no dia 18 de março em Maringá perdeu a validade nesta sexta-feira (17).

Ele será substituído por outro que deve ser publicado até o meio dia desse sábado (18). 

Neste novo decreto a Prefeitura de Maringá vai liberar mais algumas atividades econômicas. A principal delas é o comércio varejista de rua. Parte começa a funcionar novamente na segunda-feira. A outra parte na quarta-feira, após o feriado.

Em coletiva de imprensa o prefeito Ulisses Maia disse que a permissão para  funcionamento de um setor depende de estudos técnicos. A reabertura de clínicas, por exemplo, respeitou o parecer técnico nº 9 do dia 5 de abril do Grupo Executivo em Emergência Pública.

O prefeito explicou que para elaborar um parecer como este, os profissionais de saúde monitoram hospitais, unidades de saúde e profissionais de estatística cruzam dados. Também há um levantamento matemático de circulação de pessoas e regiões da cidade.

É com respaldo técnico que será autorizada a reabertura do comércio.  Ainda se discute reabertura de salões de beleza e feiras livres. Shoppings, academias e teatros não poderão voltar a funcionar por enquanto.[ouça no áudio acima]

Uma das possibilidades ainda em estudo é o funcionamento do comércio das 10h às 16h. Também por decreto a Prefeitura vai obrigar a população a usar máscara. 

Foram compradas 300 mil máscaras, num total de 800 mil reais, para distribuir à população que não tem condições de comprar ou confeccionar uma máscara.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade