Fiscalização na Rede Angeloni estava programada, diz diretora do Procon
Foto: Divulgação

Economia

Fiscalização na Rede Angeloni estava programada, diz diretora do Procon

Economia por Luciana Peña em 12/04/2021 - 11:13

Os fiscais foram ao supermercado no sábado (10), coincidentemente um dia depois que a empresa ganhou na Justiça autorização para abrir aos domingos. Segundo o Procon, a fiscalização em supermercados começou antes da Páscoa e não tem data para terminar. Até agora foram aplicadas seis multas. A multa de maior valor foi aplicada ao Angeloni: R$241 mil. 

No último sábado (10), a Prefeitura de Maringá informou que fiscais do Procon em vistoria ao supermercado Angeloni encontraram “produtos expostos à venda com embalagem danificada, produto sem data de validade e vários produtos sem indicação de preços nas gôndolas”. O supermercado foi autuado e no dia seguinte a multa foi lavrada: R$ 241 mil.

A notícia chamou a atenção porque no mesmo dia a empresa tinha comunicado aos clientes que abriria no domingo (11) com autorização judicial.

A coincidência sugere uma espécie de retaliação e desestimula outras empresas a buscar a Justiça.

Mas segundo o Procon, a coincidência não foi proposital. O órgão já tinha programado uma vistoria naquele sábado ao Angeloni.

A vistoria fez parte de uma fiscalização mais ampla, que começou antes da Páscoa e não tem data para terminar, explica a diretora do Procon Patrícia Parra. [ouça o áudio acima]

O valor da multa foi o mais alto até agora. Segundo o Procon, a multa é calculada com base no capital social da empresa e tipo de irregularidade, com a agravante do estado de calamidade pública, porque a lei considera neste momento o consumidor vulnerável. Até agora foram aplicadas seis multas.

Como apenas o Angeloni teve o nome divulgado pela Assessoria de Comunicação, a CBN questionou quais são os outros mercados multados. Segundo a Prefeitura de Maringá são seis supermercados. Nesta manhã, a Prefeitura divulgou o nome de outros três:  Grande Red, Três Marias e Condor.  A CBN  perguntou também se o documento que prova a fiscalização agendada é público. A diretora do Procon, Patrícia Parra disse que existe uma planilha que só ela e a diretoria de Fiscalização têm acesso para evitar vazamentos. Ela não divulga a imagem da planilha pessoal.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade