Inmet emite alerta laranja para tempestades no Paraná e já chove em várias cidades; veja a previsão para Maringá
Imagem ilustrativa/Foto: Marli Jardim

Tempo

Inmet emite alerta laranja para tempestades no Paraná e já chove em várias cidades; veja a previsão para Maringá

Paraná por Ivy Valsecchi/GMC Online em 14/02/2023 - 17:11

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o risco de temporais fortes no Paraná. O alerta tem vigência até a manhã desta quarta-feira (15).

O aviso indica situação meteorológica perigosa, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros/h, ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h) e possibilidade de queda de granizo. Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet. 

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

O que diz o Simepar

Já há registro de chuva em várias cidades. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta terça-feira uma frente fria atua na altura do Rio Grande do Sul. “No Paraná teremos mais um dia de tempo bastante abafado, com chuvas características para a época do ano, principalmente a partir da tarde. De modo geral, os eventos são rápidos e localizados. Em alguns pontos, as chuvas devem ser de forte intensidade. Risco para temporais segue elevado”.

Segundo o Simepar, chuva é mais forte entre o oeste, sudoeste e o centro-sul, com ocorrência de tempestades em vários municípios.

A quarta-feira será de muita instabilidade sobre o Paraná, segundo o Simepar, devido ao posicionamento de uma frente fria sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil. “No decorrer da madrugada e da manhã, alguns eventos de chuva já ocorrem entre o noroeste, oeste, sudoeste e o centro-sul paranaense. A partir da tarde, a instabilidade aumenta nas demais regiões. Condições para tempestades fica bastante elevado (chuvas, ventos fortes, raios e até granizo”, diz.

Tempo em Maringá

O Simepar indica chuva para todos os dias deste mês em Maringá. Nesta terça-feira deve chover à noite, mas de forma pouco expressiva. A chuva ganha força nessa quarta-feira (15), segundo o Simepar, que indica um volume de 21 milímetros de chuva para a cidade.

Veja a previsão do Simepar para Maringá nos próximos dias

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade