

Segurança
Operações do Gaeco cumprem mandados em Maringá e cidades do noroeste
Segurança por Redação CBN Maringá em 22/10/2025 - 09:17Os núcleos regionais de Maringá e Umuarama do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagraram na manhã desta quarta-feira (22), de forma simultânea, duas operações que apuram a prática do crime de organização criminosa por lideranças de uma facção com atuação no estado do Paraná e em outras unidades da federação.
No total, foram cumpridos 69 mandados, sendo 27 de busca e apreensão, 35 mandados de prisão preventiva e 6 de prisão temporária, além de uma prisão em flagrante e de ordens de sequestro de altas quantias em dinheiro.
Operação Mosaico – Na região de Umuarama, no Noroeste do estado, foi realizada a Operação Mosaico. As investigações revelaram a atuação de uma organização criminosa composta por 35 pessoas. A descoberta ocorreu a partir da análise de anotações manuscritas apreendidas pela Polícia Penal no interior da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, que indicam que essas pessoas exerciam funções de liderança em uma facção criminosa. Na Operação Mosaico, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e 35 de prisão preventiva.
As ordens judiciais, deferidas pela Vara Criminal de Cruzeiro do Oeste, foram cumpridas nos municípios de Cruzeiro do Oeste, Guaíra, Maringá e Piraquara. A ação contou com o apoio da Polícia Penal e da Polícia Militar.
Operação Trama de Ferro – Na região de Maringá, no Norte Central do estado, foi realizada a Operação Trama de Ferro, durante a qual foram cumpridos sete mandados de prisão temporária, 24 mandados de busca e apreensão e medidas de sequestro de valores contra 27 alvos, com valor total estimado em R$ 3,5 milhões. Expedidas pela 1ª Vara Criminal de Paranavaí, as ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Paranavaí, Iporã, Guaíra e Sarandi, em endereços relacionados aos investigados. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal.
As investigações tiveram início em janeiro de 2025, após o Gaeco de Maringá receber denúncia sobre o envolvimento de um agente público com membros de facção criminosa atuante no tráfico de drogas dentro de unidade prisional.
Com o aprofundamento das investigações, foi possível identificar o envolvimento direto e estruturado de integrantes de uma organização criminosa nacionalmente conhecida que, mesmo presos, continuavam coordenando o tráfico de drogas na região de Paranavaí, em atuação conjunta com pessoas em liberdade.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade