Pacientes do Hospital Psiquiátrico de Maringá são transferidos, diz prefeitura
Foto: Google Street View

Interdição

Pacientes do Hospital Psiquiátrico de Maringá são transferidos, diz prefeitura

Saúde por Letícia Tristão em 03/08/2022 - 09:59

A unidade hospitalar foi interditada no último dia 15 pela Vigilância Sanitária, após um relatório da Secretaria de Estado da Saúde. 

O Hospital Psiquiátrico de Maringá tinha 105 pacientes internados que foram realocados, segundo informações da Prefeitura de Maringá, divulgadas nessa terça-feira (2). 31 pacientes são de Maringá e 74 de outras cidades.

A transferência dos pacientes atende ao plano de contingência do município, elaborado após a interdição do HPM, no dia 15 de julho, pela Vigilância Sanitária.

O Ministério Público havia dito à CBN que o prazo de 10 dias para elaboração de um plano de contingência, pedido pela prefeitura, era inviável e que a solução deveria ser o mais imediata possível. O termo de interdição da unidade hospitalar deu ao município 15 dias para transferir os pacientes.

Segundo a administração municipal, os pacientes foram transferidos dentro do prazo. Alguns para as cidades de origem, outros estão sendo atendidos pela rede municipal de saúde e outros estão com seus responsáveis, afirmou a prefeitura.

O Hospital Psiquiátrico de Maringá foi interditado após um relatório da Secretaria de Estado da Saúde apontar diversas irregularidades no funcionamento da instituição, problemas estruturais e no atendimento aos pacientes internados.

A reportagem da CBN entrou em contato com a diretoria do HPM para comentar o assunto e com o Ministério Público e aguarda retorno.

Atualização às 10:59: O Ministério Público afirmou em nota que “tanto o município de Maringá quanto o Estado cumpriram adequada e tempestivamente a remoção dos pacientes. Hoje o Hospital está interditado e sem nenhum paciente.”

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade