Passa de três mil o número de casos de dengue confirmados em Maringá
Imagem Ilustrativa: duvulgação/Fiocruz

Saúde

Passa de três mil o número de casos de dengue confirmados em Maringá

Saúde por Luciana Peña em 06/07/2023 - 08:22

Segundo o boletim epidemiológico semanal divulgado nessa quarta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde são 3.053 casos de dengue confirmados desde o início do atual ciclo epidemiológico em agosto de 2022. 132 casos a mais em relação ao informe epidemiológico anterior.

O período epidemiológico termina no final deste mês.

Destes 3.053 casos, 149 casos são com sinais de alarme e quatro casos graves. 311 notificações estão em análise.

Uma pessoa morreu por complicações da dengue em Maringá neste período epidemiológico. Há também um caso de chikungunya confirmado. E não há registro de zika vírus.

Em relação à dengue, no passado a epidemia era declarada quando a cidade atingia o percentual de 300 casos a cada 100 mil habitantes. O que significaria para Maringá epidemia a partir de 1.200 casos.

Mas a Secretaria Municipal de Saúde mudou a forma de mensurar o avanço da dengue e a situação atual é de transmissão sustentada da doença.

De acordo com o boletim divulgado na terça-feira (4) pela Secretaria Estadual de Saúde, Maringá registra 2.857 casos confirmados de dengue no atual período epidemiológico.

(atualizado às 10h10): Em nota a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que:

"A Sesa acompanha periodicamente todos os 399 municípios do estado quanto à evolução dos casos notificados, prováveis e confirmados. A ocorrência de surtos ou epidemias é uma avaliação local de cada município, considerando a evolução do cenário epidemiológico quanto aos casos autóctones, bem como o georreferenciamento desses casos para avaliar a disseminação e evolução espaço-temporal no território, assim como a situação vetorial. Estes parâmetros compõem a avaliação que deve ser realizada localmente para definir uma situação de surto ou epidemia."

(atualizado às 11h): Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o 'diagrama de controle' utilizado para mensurar a evolução da doença e a situação epidemiológica, se é transmissão sustentada ou epidemia, é recomendado pelo Ministério da Saúde para todos os municípios  do país.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade