Por conta da pandemia, Justiça Eleitoral orienta sobre eleição
Imagem Ilustrativa/Foto: José Cruz/Agência Brasil

Dicas

Por conta da pandemia, Justiça Eleitoral orienta sobre eleição

Eleições 2020 por Victor Simião em 09/11/2020 - 18:14

No dia 15, vereadores e prefeitos serão escolhidos. Em Maringá, 279 mil pessoas estão aptas a votar. Medidas são para evitar a propagação da Covid-19.

Falta menos de uma semana para a eleição, e a Justiça Eleitoral tem muito trabalho. Organização de urnas, seções eleitorais em todo Brasil. Não é diferente em Maringá, que tem 279 mil eleitores aptos nesta eleição. No domingo (15), a cidade escolhe a chapa para a Prefeitura Municipal e 15 vereadores. Para o Executivo, são 13 candidaturas; para a Câmara, mais de 400.

Talvez você já tenha se esquecido, mas, em anos anteriores, a eleição costumava ocorrer em outubro. O atraso em 2020 se deu devido à pandemia da Covid-19. É por esse motivo que o primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro. Se houver, o segundo está agendado para o dia 29 deste mês.

O Brasil tem mais de 160 mil mortos pelo novo coronavírus. Maringá, até a tarde desta segunda-feira (09), 174.

Para evitar aglomeração, a Justiça Eleitoral divulgou orientações para o dia do pleito.

A primeira delas envolve a eleição mesmo: confira o local de votação - parece bobagem, mas pode ter havido mudança. Para não esquecer, leve o número dos candidatos.

Para evitar o contágio, saia de máscara e, se possível, leve sua própria caneta. Por conta do coronavírus, não haverá biometria. No local de votação, mantenha distância de ao menos um metro de outra pessoa.
Se possível, não leve crianças ao local de votação e nem deixe para a última hora. Limpe as mãos com álcool-gel antes e depois de votar - o item estará disponível nas seções eleitorais . Não se alimente ou beba no local de votação para não retirar a máscara.

A Justiça também recomenda ao eleitor que só permaneça no local de votação o tempo suficiente para votar. Se você tiver febre no dia ou se tiver tido Covid-19 nos 14 dias antes do pleito, a recomendação é ficar em casa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade