Prazo para justificar ausência no primeiro turno termina nessa quinta-feira (1º)
Imagem ilustrativa/Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/arquivo

Eleições 2022

Prazo para justificar ausência no primeiro turno termina nessa quinta-feira (1º)

Eleições 2022 por Redação CBN Maringá em 30/11/2022 - 19:10

O eleitor que não votou no primeiro turno, no dia 2 de outubro e ainda não justificou a ausência, o prazo termina nessa quinta-feira (1º). De acordo com a legislação eleitoral, o prazo para justificar a ausência é de 60 dias a partir da data da eleição.

A justificativa deve ser feita preferencialmente, pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica, acessando o endereço justifica.tse.jus.br. O eleitor deve anexar documentos que comprovem a impossibilidade do comparecimento às urnas no primeiro turno.

A justificativa também pode ser entregue no Fórum Eleitoral. Para isso, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral – pós-eleição, disponível no site do TSE. No caso da justificativa não ser aceita, o eleitor terá que pagar multa, no valor de R$ 3,51.

Quem não votou no segundo turno, no dia 30 de outubro, tem prazo até o dia 9 de janeiro para justificar a ausência.

O eleitor que não votar, justificar ou pagar as multas fica impedido de obter passaporte; emitir carteira de identidade; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; obter a certidão de quitação eleitoral para fins de instrução de registro de candidatura; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinada, entre outras consequências.

Além disso, quem deixa de votar em três eleições consecutivas, tem o título de eleitor cancelado.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade