Rodízio de água em Jandaia e Jardim Alegre segue em fins de semana e feriados
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Escassez hídrica

Rodízio de água em Jandaia e Jardim Alegre segue em fins de semana e feriados

Paraná por Luciana Peña em 04/09/2021 - 09:30

A Sanepar informa que as cidades de Jandaia do Sul e Jardim Alegre terão rodízio no abastecimento de água neste fim de semana e no feriado de 7 de Setembro. Não há data para encerrar a medida.

Jandaia do Sul e Jardim Alegre, cidades do noroeste do Paraná, enfrentam um rodízio no abastecimento de água por causa da crise hídrica.

A medida começou no final de agosto e não tem data para terminar. Ou seja, no feriadão será preciso economizar ao máximo a água, incluindo a terça-feira, 7 de Setembro.

O rodízio funciona assim: as cidades foram divididas em dois setores. Cada setor fica um dia com água e outro sem. O rodízio começa às 8h e segue até às 8h do dia seguinte. São 24 horas sem água e outras 24 com água.

Maria Valério, moradora de Jandaia do Sul, tem caixa de água em casa e mora sozinha. Não está sofrendo tanto com o rodízio. Mas mesmo assim está economizando água. Na última chuva aproveitou para lavar as calçadas e aconselha que quem puder instale uma caixa de água em casa. Aos vizinhos e amigos que ficam sem água, ela oferece ajuda. [ouça o áudio acima]

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, diz que se chover a situação será normalizada, mas se não chover um plano B será colocado em prática. [ouça o áudio acima]

Em Jardim Alegre, a Sanepar informa que não haverá rodízio nesse domingo (5), mas no feriado sim.

O nível dos rios e poços artesianos que abastecem Jandaia e Jardim Alegre caiu bastante por causa da estiagem. Com o rodízio é possível atender toda a cidade, sem prejudicar as partes mais altas e distantes dos pontos de distribuição.

A Sanepar dá dicas de economia. Por exemplo: um banho de 10 minutos consome em média 60 litros de água. Reduzir o tempo para cinco minutos economiza 30 litros de água.
Manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes é outra dica importante de economia. Para lavar louça ou roupa, junte uma boa quantidade antes de abrir a torneira.

Lavar carro e calçadas com água tratada não é apenas um desperdício enorme como pode infringir leis municipais. Algumas cidades já regulamentaram o tema.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade