Convenções partidárias já oficializaram nove candidaturas ao Governo do Paraná, até o momento
Convençao do PSD realizada no sábado (30) confirmou candidatura do governador Ratinho Júnior à reeleição (Foto: Divulgação/PSD)

Eleições 2022

Convenções partidárias já oficializaram nove candidaturas ao Governo do Paraná, até o momento

Eleições 2022 por Redação CBN Maringá em 01/08/2022 - 16:28

O prazo para realização das convenções partidárias termina nessa sexta-feira (5). 

Ouça as informações do repórter Thailan Jaros, da CBN Ponta Grossa

Saiba quem são os candidatos ao Governo do Paraná já oficializados pelos partidos:

Roberto Requião (PT)
Em convenção realizada no sábado (23), a federação partidária formada pelo Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Verde oficializou o nome do ex-governador e ex-senador Roberto Requião para o governo do Paraná.

A convenção foi realizada em Curitiba no modelo híbrido. A chapa definiu o ex-presidente da Itaipu, Jorge Samek, para vice.

Requião foi eleito a primeira vez como prefeito de Curitiba em 1985. Em 1991, iniciou o primeiro mandato como governador do Paraná. Foi eleito duas vezes para o governo do estado em 2002 e 2006.

Entre 1995 e 2002 foi senador e voltou ao senado entre 2011 e 2019. Roberto Requião foi filiado ao MDB por 40 anos e deixou a sigla neste ano quando se filiou ao PT.

Da mesma federação, o deputado federal Aliel Machado (PV) foi oficializado como candidato à reeleição e o vereador de Ponta Grossa Geraldo Stocco (PV) deve ser candidato à Assembleia Legislativa.

 

Joni Correia (DC)
Ainda no sábado (23), o Democracia Cristã confirmou Joni Correia como o candidato do partido ao governo do Paraná. A decisão foi oficializada em convenção do partido em Curitiba.

Correia é presidente do partido no estado. O presidente nacional da sigla José Maria Eymael participou do evento.

Joni Correia é formado em Direito e Publicidade. Ele é dono de uma empresa de consultoria e vai concorrer ao governo pela primeira vez. O Democracia Cristã não definiu coligações e ainda não confirmou o nome do vice na chapa.

 

Ratinho Junior (PSD)
O nome do governador Ratinho Junior como candidato à reeleição no Paraná foi oficializado no sábado (30) em convenção estadual do Partido Social Democrático (PSD). A chapa também definiu Darci Piana novamente como vice.

A convenção foi realizada em Pinhais. Ratinho Junior é empresário e comunicador e está na política desde 2002, quando foi eleito deputado estadual. Foi deputado federal entre 2007 e 2014. Em 2012, concorreu à prefeitura de Curitiba. Voltou à Assembleia Legislativa em 2014 e foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano.

Em 2018 foi eleito governador do Paraná em 1º turno com 60% dos votos válidos. Durante a convenção, a legenda formalizou 55 candidatos estaduais e 31 deputados federais.

 

Ricardo Gomyde (PDT)
A convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) confirmou a candidatura de Ricardo Gomyde ao governo do Paraná no sábado (30). A advogada Eliza Ferreira compõe a chapa como vice.

Gomyde é advogado e foi eleito deputado federal em 1994. Chegou a cumprir mandato como vereador de Curitiba em 2001, mas em 2002 para assumir a presidência da Paraná Esporte, cargo que ocupou até 2009.

No Governo Federal, Gomyde assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Gomyde foi candidato ao Senado em 2014.

 

Solange Ferreira Bueno (PMN)
A professora de música Solange Ferreira Bueno teve o nome confirmado pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) à disputa pelo governo do estado no sábado (30). A convenção foi realizada em Curitiba e não definiu um vice na chapa. Solange é de Maringá e se candidata a um cargo público pela primeira vez.

 

Vivi Motta (PCB)
Em convenção realizada no sábado (30), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) oficializou a candidatura de Vivi Motta ao governo do Paraná. O cargo de vice é ocupado por Diego Valdez.

Viviane Motta é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atuou na rede estadual do Paraná como professora de sociologia.

 

Angela Machado (PSOL)
A federação composta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pela Rede oficializou a candidatura de Angela Machado ao governo do Paraná no sábado (30). O candidato a vice será Sergio Nakatani (Rede). A convenção foi realizada em Curitiba.

Angela é formada em história e atua na rede pública estadual de ensino há 24 anos. Concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em 2016 e 2020.

 

Professor Ivan (PSTU)
Em convenção on-line realizada no sábado (30), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) confirmou o nome do Professor Ivan, de Paranavaí, como candidato ao governo do Paraná. O jornalista e biólogo Phill Natal, de Maringá, compõe a chapa como vice.

Ivan Ramos Bernardo é professor da rede estadual de educação e concorre pela segunda vez ao cargo de governador.

 

Adriano Teixeira (PCO)
No domingo (31), o Partido da Causa Operária (PCO) oficializou a candidatura de Adriano Teixeira ao governo do Paraná.

A legenda ainda não definiu o nome do candidato a vice-governador. A convenção aconteceu em Curitiba.

Teixeira é de Paranavaí e concorre ao governo pela primeira vez. Em 2020, disputou o cargo de vereador na cidade.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade