Maringá deve implantar a tarifa zero no transporte coletivo?
Imagem Ilustrativa | Foto: Márcio Naka/Arquivo/PMM

PlanMob

Maringá deve implantar a tarifa zero no transporte coletivo?

Cidade por Luciana Peña em 04/10/2021 - 12:43

65 cidades brasileiras já adotaram o sistema. Entre os cenários em debate no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) para melhorar o transporte público está o subsídio da tarifa. 

Quando as empresas pagam vale-transporte aos funcionários para que eles se desloquem de ônibus estão subsidiando o transporte público e ajudando a desafogar o trânsito das cidades.
Mas é cada vez maior o número de trabalhadores informais ou sem vínculo com empresas, que pagam a tarifa integralmente.

Eles são fortes candidatos a abandonar o sistema de transporte público e migrar para o transporte individual, geralmente utilizando motocicletas, que permitem uma viagem mais rápida e mais barata. Uma solução individual que afeta de forma negativa a coletividade.

O Plano de Mobilidade Urbana de Maringá (PlanMob), que está em desenvolvimento, tem como um dos objetivos propor soluções para o transporte público.

Ele precisa ser rápido, barato e confortável. Uma das medidas adotadas nos países mais desenvolvidos é o subsídio da tarifa, que melhor ainda se for integral.

65 cidades brasileiras já adotam a tarifa zero no transporte público.

O coordenador do estudo para elaboração do PlanMob, Ricardo Mendanha, diz que os ônibus precisam ser atraentes para toda a população, independentemente da classe social. [ouça o áudio acima]

O tema foi discutido na primeira reunião técnica do PlanMob nesta segunda-feira (4). As reuniões prosseguem nessa terça-feira (5).

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade