TCE-PR multa Prefeito de Maringá por concessão de serviços funerários
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

“Flagrantemente ilegal”

TCE-PR multa Prefeito de Maringá por concessão de serviços funerários

Cidade por Victor Simião em 09/09/2020 - 15:32

Na avaliação do Tribunal, a prorrogação de contratos foi ilegal. O valor da multa é de R$ 8,4 mil. A Prefeitura diz que irá recorrer. 

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná considerou ilegal a prorrogação dos contratos de serviços funerários em Maringá. Em razão disso, aplicou duas multas ao prefeito Ulisses Maia. Somadas, o valor chega a R$ 8,4 mil. Segundo o TCE, a medida de prorrogação é “flagrantemente ilegal” e resultou “na concessão de serviços públicos sem a devida realização de prévio procedimento licitatório, conforme preconiza a legislação”.

A decisão do pleno do TCE-PR foi tomada em 27 de agosto, mas a informação se tornou pública nesta quarta-feira (09).

Em Maringá, cinco empresas prestam o serviço. Elas foram contratadas em 2009, por 10 anos. No ano passado, após o término dos contratos, o município renovou a concessão por meio de uma lei municipal, aprovada na Câmara de Vereadores.

O assunto chegou ao Tribunal de Contas por meio do advogado e assessor parlamentar do deputado assessor estadual Homero Marcheses (PROS-PR) Pedro Planas. O Ministério Público também apura o caso. Em entrevista à CBN em julho, Planas explicou que um dos problemas é que o princípio da obrigatoriedade de licitação pública não foi seguido. [ouça no áudio acima]

No acórdão, o TCE determinou que a Prefeitura de Maringá faça uma licitação o quanto antes para conceder o serviço em até seis meses. Os conselheiros decidiram também, entre outras medidas, autorizar a permanência do atual serviço para que não haja problemas até a finalização de um novo certame.

Uma comissão permanente formada por vereadores e servidores da Prefeitura de Maringá realizou um trabalho em 2019, concluindo que os serviços prestados eram satisfatórios. Para o advogado, a comissão não analisou todas as questões legais sobre o assunto. Além disso, a lei municipal que regula o serviço permite que até dez empresas atuem. No momento, são cinco.

A CBN procurou a Prefeitura de Maringá. Por meio de nota, a assessoria de imprensa informou que o Executivo irá recorrer da decisão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade