Órfãos da pandemia: 194 mil crianças e adolescentes em luto no Brasil

Série 2º ano da pandemia

Órfãos da pandemia: 194 mil crianças e adolescentes em luto no Brasil

Reportagens Especiais por Luciana Peña em 17/03/2022 - 08:20

Neste episódio da série sobre o 2º ano da pandemia de coronavírus vamos falar sobre como a doença destruiu famílias. Para além da dor, uma constatação: 194 mil crianças e adolescentes que perderam o pai, a mãe ou avós cuidadores no Brasil. São os órfãos da pandemia. Gerações que de algum modo terão o futuro afetado. 

O primeiro semestre de 2021 foi dramático. Era grande o número de pessoas com Covid-19 internadas em hospitais e crescia o número de mortes.

Por trás de cada morte, uma família destroçada pela dor. Pais que perderam filhos. Filhos que perderam pais. Crianças que ficaram órfãs.  

Estima-se que no Brasil 194 mil crianças ficaram órfãs na pandemia. O Instituto Geração Amanhã acompanha muitos casos, diz a presidente do Instituto, Sandra Sobral. [ouça o áudio acima]

No final do ano de 2021, uma exposição fotográfica no Hospital Municipal mostrou a rotina de profissionais da saúde na linha de frente do combate à pandemia e depoimentos de pacientes em vídeo emocionaram o público.

Foi lá que encontramos Jaqueline Oliveira, paciente do HM que sobreviveu ao coronavírus. A irmã e a mãe não tiveram a mesma sorte. [ouça o áudio acima]

No próximo episódio da série de reportagens sobre o 2º ano da pandemia vamos falar sobre como a variante Ômicron surpreendeu o mundo neste início de 2022, provocando a terceira onda de contaminações.

Mas apesar da explosão de casos, o sistema de saúde não correu o risco de colapso, graças à vacina.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade